A UL recebeu a acreditação oficial do INMETRO para executar serviços relacionados à certificação voluntária para sinalização de segurança contra incêndio e pânico.

A regulamentação destes produtos busca padronizar a sinalização que alerta sobre os riscos existentes de determinado local. As placas sinalizadoras devem guiar usuários para a rota de fuga ou para o acesso de equipamentos pertinentes caso algum acidente aconteça. A sinalização pode ser um fator crucial para salvar vidas e patrimômios em caso de incêndio.

Algumas entidades, como o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, exigem que as placas sejam certificadas para a emissão do APPCI – Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio. Em outros estados, este documento é chamado de AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

A sinalização de emergência é dividida em básica e complementar. Cada uma deverá ser aplicada de acordo com as necessidades do ambiente.

A sinalização básica pode ser classificada como:

  • Sinalização de Proibição: Explica as ações proibidas pela capacidade de causarem um acidente. Ex. placa “proibido fumar”
  • Sinalização de Alerta: Alerta os usuários para áreas ou materiais com potencial risco de incêndio, explosão, choques elétricos e contaminação por produtos perigosos;
  • Sinalização de Orientação e Salvamento: Indica a rota de fuga;
  • Sinalização de Equipamentos: Indica a localização e os tipos de equipamentos que podem ser usados contra incêndio.

A sinalização complementar, por sua vez, será usada para reforçar as sinalizações básicas. Ex: faixas coloridas para guiar os usuários, símbolos ou mensagens escritas.

A certificação

A UL pode auxiliar sua empresa no processo de certificação desses produtos. A certificação visa avaliar que, quando as placas são dimensionadas e instaladas em conformidade com as suas normas específicas, mantenham a integridade e legibilidade durante uma situação de emergência nas áreas internas e externas das edificações.

A certificação avalia os seguintes critérios:

  • Documentação técnica do produto
  • Processo produtivo por meio de auditoria de fábrica
  • Performance do produto por meio de ensaio de acordo com a NBR 13434-3 em laboratórios capacitados

Finalizadas as etapas supracitadas, a UL emite um certificado com validade de 3 anos.

Entre em contato com nosso time e saiba como a UL pode ajudar sua empresa a certificar seus produtos para sinalização de segurança contra incêndio e pânico.